Implante Dentário
O que é?
Os implantes dentários são parafusos feitos de titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese. Devolvendo função mastigatória e consequentemente estética. Eles são indicados para pacientes com perda de um, vários ou até de todos os dentes, variando apenas a forma de utilizá-los.
Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais, proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.
Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Para os pacientes desdentados totais, temos dois tipos principais de próteses que são suportadas por implantes:
- Prótese do tipo Protocolo: — Prótese total suportada por implante. Normalmente de 4 a 6 implantes em mandíbula e de 6 a 8 em maxila. Este tipo de prótese é parafusada sobre os implantes e é apenas retirada pelo seu dentista. É uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. Pode ser feita em resina ou porcelana.
- Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.
Para o resultado eficiente, o tempo é o melhor amigo
Embora já existam implantes de carga imediata, ou seja, aqueles que em 30 dias o paciente já recebe a prótese definitiva, a maioria dos casos não funciona desta forma. Como o titânio é absorvido pelo osso, é necessário aguardar alguns meses até que a prótese definitiva possa ser colocada. Esse tempo varia entre 4 e 6 meses. Mas, calma, você não vai ficar sem dentes nesse período. Durante a fase de cicatrização dos implantes o paciente fica com uma prótese provisória, que substitui bem os dentes, possibilitando que o paciente tenha uma vida normal enquanto aguarda que ocorra a osseointegração.
Planejamento
Um bom planejamento é fundamental para o sucesso do tratamento
Apesar das informações que demos acima, somente com uma avaliação poderei orientar qual o melhor modelo para você.
Tudo começa com um bom planejamento e para saber exatamente qual é o melhor caminho a seguir, precisaremos de documentações, para poder avaliar e planejar a melhor técnica para o seu caso. O exame para o planejamento de implantes é a tomografia, em alguns casos, a panorâmica pode ser suficiente.
Com a documentação em mãos, começamos a planejar o caso verificando se existe a necessidade de enxerto ósseo ou de remoção de dentes. Esse costuma ser um ponto bastante polêmico do processo.